Translate

Archive for julho 2014

Futebol

O futebol, como manifestação sócio-cultural e com um grande peso e influência a diversos níveis é, atualmente, uma das modalidades mais divulgadas, atraindo deste logo, um grande número de indivíduos em todo o mundo.
A observação sistemática de jogos de futebol, bem como o trabalho levado pelos meios de comunicação social, possibilitam a apreensão de conhecimentos sobre a modalidade, mesmo de forma superficial, por parte de um número infindável de pessoas.
São muitos, aqueles que decidem aprofundar ainda mais os conhecimentos que tem, o que os leva em alguns casos, a frequentarem ações de formação neste âmbito.
É nossa intenção, contribuir de alguma forma para melhorar o nível de conhecimentos relacionados com o futebol, que na maior parte dos casos pecam por falta de rigor e de sistematização daquilo que é a própria realidade do jogo.
Pretendemos então, que os participantes ultrapassem uma visão parcial do futebol e entendam aquilo que constitui a própria essência do jogo de fato, durante a competição, confrontam-se um número indeterminado de variáveis que influenciam a prestação de um jogador e necessariamente de uma equipe.
Estas variáveis, inseparáveis, constituem um todo e devem ser alvo da atenção, quando nos transportamos para a área do treino.
As etapas evolutivas que caracterizam o treino na longa história do futebol resultam da aplicação de diferentes concepções referentes a forma de observar, no processo, a didática.
A incidência dada, tradicionalmente, na preparação do praticante de futebol tinha como base o conceito unilateral de interpretar o conteúdo teórico do jogo desportivo como única saída do ensino prático, de acordo com uma ordem ideal, abstrata e lógica, considerando porém, superficialmente, as atividades concretas da equipe durante o jogo e o seu nível de rendimento.
Contudo, ao longo dos tempos, a análise e caracterização da estrutura da atividade tem vindo a revelar uma importância e influência cada vez maiores na estruturação e organização do treino, a par da análise e estudo do conteúdo do jogo.

Camarões

 Equipe do Cintra Constelación de Yaoundé - Camarões (2000)

Em África percebi que o camaronês primeiro quer ser um jogador reconhecido em seu País para depois ser famoso mundialmente, todos tem este sonho,  mas falando da parte principal,ou seja, treinar.
O que for preciso fazer ele faz e com uma disposição anormal, sabe ele muito bem que se preparando terá mais chance e disto ele não abre mão, sempre atento a suas indicações, outro fator importante,idade, percebi que eles demoram por volta de tres anos para adaptarem principalmente a Europa, a possibilidade de ser convocado para a Seleção Nacional de seu País é bem maior se ele estiver jogando em qualquer País Europeu. Este é seu maior desejo.
Uma pena que muitos Países da Europa que apostam em um trabalho em África (falamos aqui de Camarões) não conseguem se firmar, creio que teriam hoje muito mais condições de evoluir em todos os sentidos relativo ao futebol, mas no fundo posso dizer abertamente, como vítima que fomos,  a desonestidade de determinados indivíduos principalmente ex-jogadores famosos que aproveitam disto e que leva a quem está apostando neste País sair automaticamente de tanta coisas não corretas, o aldrabão lá está presente 101%, infelizmente.
Está explicado o porque que África demora tanto a evoluir.
A essência do futebol que creio ser o principal eles tem, como também o fenômeno do aldrabão e isto é fatal. Assim é África.

Tecnologia do Blogger.