Translate

Evolução do futebol


O futebol tem sofrido ao longo dos tempos uma evolução em todos os sentidos.
Com o passar dos tempos, a necessidade de ensaiar e preparar o jogo que se avizinhava tornou-se cada vez maior. Os primeiros treinos daí decorrentes apresentavam quase exclusivamente como único conteúdo a realização de pequenos jogos entre os jogadores.
Mais tarde, aumentou a preocupação em melhorar condição física dos jogadores bem como fornecer-lhe as informações de âmbito técnico-tático.
Apareceu assim, a figura do treinador e aos poucos o treino foi adquirindo um caráter cada vez mais científico. No principio realizavam-se treinos baseados nos conhecimentos empíricos do treinador, (ainda existe) mas com o evoluir do tempo, os treinos e toda a sua preparação passaram a ter um caráter muito mais rigoroso.
O estudo da preparação física e técnico-tática, começou a ser uma preocupação fundamental e só mais tarde começaram a surgir as primeiras preocupações com a preparação psicológica (na década de setenta).
Constituiram também uma etapa primordial na evolução\desenvolvimento no futebol, sobretudo no domínio do processo de treino e na forma de analisar e sistematizar o jogo. 
Assim, o treino para o jogo estaria assente no treino dos gestos técnicos elementares (passes, chutes a gol, condução, finta,recepção, desarme, etc.) de cada jogador e a soma de todos os desempenhos individuais provocaria necessariamente um aumento do rendimento coletivo (da equipe).
Atualmente, não é aceitável que se conceba o futebol e a prática, sem a existência de uma dimensão teórica que possibilite a reflexão e discussão dos problemas inerentes á evolução do próprio jogo e consequentemente, o melhoramento do nível de conhecimento e da própria abordagem metodológica no processo de treino.
Pretendemos então, que os participantes ultrapassem uma visão parcial do futebol e entendam aquilo que constitui a própria essência do jogo. De fato, durante a competição, confrontam-se um número indeterminado de variáveis quem influenciam a prestação de um jogador e necessariamente de uma equipe.
Ao treinar uma equipe deveremos ter em consideração inúmeros aspectos (nível competitivo, escalão etário, calendário competitivo, quantidade e qualidade dos jogadores,  etc.) para poder organizar e planejar corretamente os conteúdos de treino. Naturalmente, as tarefas a realizar no treino refletirão a perspectiva pessoal do treinador, mas interessa sobretudo olhar para cada uma delas como uma estrutura com determinado valor físico, técnico-tático e psicológico muito específico. Pode-se realizar um exercício de treino onde a componente técnico-tático tenha papel preponderante, mas subjacente ao mesmo exige sempre uma determinada carga física e psicológica.

Tecnologia do Blogger.